Roberto Gerin

Publicações

O VOO DA PIPA

O Voo da Pipa é o retrato de uma época em que as angústias e incertezas geradas pela pandemia do coronavírus atravessaram o caminho de todos os seres viventes. E no caminho muitos encontraram suas dores pela perda de entes queridos. Esta tragédia universal é apenas o pano de fundo para dar voz ao protagonista-narrador, que acaba de perder a esposa, em fevereiro de 2020. No mês seguinte, é declarada a pandemia. As três filhas, abaladas…

UMA ÚLTIMA CENA PARA LORCA

Que final dar para a personagem Maria? Final feliz ou final trágico? Este é o embate central da trama de Uma Última Cena para Lorca. O dramaturgo espanhol Federico García Lorca, perseguido pela Guerra Civil Espanhola, esconde-se na casa de amigos, onde tenta terminar a última cena de uma peça. Mas Lorca é surpreendido por sua personagem, que exige dele um final feliz para sua história de amor. O que importa para ela é o direito de amar plenamente. No entanto, pressentindo sua própria tragédia, Lorca reluta em atender ao pedido de Maria. Como escrever um final feliz em meio aos horrores de uma guerra civil? Diante da relutância do autor, mãe e vizinhas vêm em socorro de Maria, ameaçando tirar de Lorca o controle da história e assim atenderem ao desejo da jovem apaixonada. Lorca, pressionado e prestes a ser preso, tem pouquíssimo tempo para se decidir. E quando se decide, já é tarde.

DEUS E O DIABO NO BAR DA ESQUINA

Deus e o Diabo sabem que logo mais acontecerá um crime no bar da esquina. Deus incorpora a vítima, Constantino, e o Diabo incorpora o algoz, Valdemar. Como Constantino se recusa a vender sua parte na empresa para o sócio Valdemar, este planeja assassiná-lo no bar e, para isso, contrata matadores de aluguel. Mas, para que o crime ocorra, Valdemar precisa convencer Constantino a descer até o bar da esquina. Inicia-se então o embate entre Deus e o Diabo sobre a possibilidade de se evitar ou não o crime. Deus defende que o destino do homem já está traçado e que não cabe a Ele evitar o crime. Portanto, Deus entende que Constantino tem que descer até o bar. O Diabo, crédulo na capacidade de o ser humano mudar sua história, acredita ser possível ao homem interferir na condução do seu próprio destino. E a forma de mudar o destino é Constantino não ir ao bar. Nesse embate de poderes, alguém necessariamente terá que perder.

MONÓLOGO A TRÊS

Três rapazes, prestes a terminar o ensino médio, se envolvem, ao mesmo tempo, com uma colega de sala de aula, Helena. As consequências serão terríveis. O que era para ser apenas um jogo de conquista de adolescentes em busca de afirmação da masculinidade se transforma em pesadelo. Depois do ocorrido, os três amigos se separam para nunca mais se encontrarem. E agora, quase trinta anos depois, um deles, Molina, convida os outros dois, Fernando e Augusto, para a festa de aniversário de quinze anos de sua filha. O convite traz de volta lembranças do ocorrido à época, no colégio. Será a oportunidade de cada um apresentar a sua versão dos fatos. Enquanto expõem suas opiniões, vão surgindo as diferenças de personalidade e caráter que possibilitam montar o quebra-cabeça de responsabilidades e culpas de cada um na tragédia. Para alívio de Molina, Fernando e Augusto decidem não ir à festa. Todos preferem continuar ignorando o passado.

O FILHO DE NINGUÉM

Depois de mais uma longa ausência, Batista retorna à casa dos pais, Dona Olga e Ernesto. Todos sabem a razão do retorno. Batista vem pedir dinheiro. Só que, desta vez, ele está mais do que nunca disposto a mudar de vida e se estabelecer. E, para provar que sua decisão é para valer, Batista convence os pais a lhe emprestarem dinheiro para investir em um projeto que vai lhe trazer independência financeira e a tão desejada aceitação familiar. Diante de dados estatísticos irrefutáveis e da promessa de lucro farto para todo mundo, Batista consegue o suado dinheiro dos pais e irmãos para comprar um caminhão que será utilizado no transporte de terra em uma usina hidrelétrica em construção. No entanto, já estava escrito nas estrelas que o fracasso mais uma vez bateria à porta. Anos depois, ele retorna em busca do perdão dos pais. E o que ele encontra é frieza e rancor.

VEM COMIGO VER O RIO DESCER

Maria, recém-casada, recebe em sua casa a visita inesperada de Ricardo, seu amor de adolescência. Sete anos antes, Ricardo foi tentar a sorte na capital, São Paulo. Antes de partir, prometera a Maria que, assim que as coisas melhorassem, viria buscá-la. No entanto, são tempos difíceis, o Brasil vive sob o regime militar, implantado no país em 1964. Neste cenário, Ricardo se envolve com a luta armada contra a ditadura, tornando-se ideólogo do movimento em que milita. No entanto, sua situação se complica e, perseguido, foge para o interior, indo se refugiar no porão da casa de Maria, onde costumavam brincar quando crianças. A perseguição é implacável, levando a trama para uma situação inusitada. Ricardo acaba usando Maria como escudo contra seus algozes. Em nome do amor, ao negar corajosamente a presença do antigo namorado em sua casa, Maria assume os riscos da sua decisão. Sem ter a menor ideia do que estava prestes a acontecer.

VINHO TINTO SECO

Um jovem professor de química compra uma garrafa de vinho para comemorar com a namorada sua ida para a Alemanha. Acaba de conseguir uma bolsa de estudos que o levará para Stuttgart, onde fará seu doutorado. Enquanto espera a chegada de Gabriela, ele começa a alimentar ideias conflituosas sobre ir ou não para a Europa. Aceitar a bolsa significará abandonar de vez seu sonho de ser um grande pianista, pelo qual lutou desesperadamente contra tudo e contra todos, principalmente a família, cujo desejo é que ele seja apenas químico. Ao longo dos anos, ele conseguiu uma segura ascensão na carreira de pianista, mas não o suficiente para convencê-lo a abandonar a promissora profissão de químico. Este é o conflito que vai se acirrando ao longo da trama. Ele sabe que a decisão terá que ser a definitiva. Ser químico, uma demanda social, ou ser pianista, um risco, mas que significará a conquista do seu sonho. A escolha, até o fim desta noite, terá que ser feita.